ACV MULHER

Associação das Mulheres da Prainha do Canto Verde e Adjacências – ACV MULHER

No dia 28 de março de 2014 foi fundada na comunidade da Prainha do Canto Verde, em Beberibe, Ceará, a 120 Km de Fortaleza, a Associação das Mulheres da Prainha do Canto Verde e Adjacências – ACV MULHER, com o objetivo de lutar pela garantia dos direitos da mulher e combater a violência contra a mulher.

A ACV MULHER denuncia todo e qualquer ato de violação ao direito da mulher e violência contra a mulher, como exemplo cita-se o caso registrado no último dia 27 de fevereiro de 2014, quando uma moradora da comunidade, nativa e dona de casa, foi presa de forma irresponsável e arbitrária em uma ação de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio com o apoio de Policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Ceará, sob a acusação de crime ambiental, pois criava desde novo, dois periquitos soltos em casa, já domesticados e bem tratados.

Na ação, quatro policiais do sexo masculino, colocaram a dona de casa numa viatura, ocupada apenas por homens, e a levaram até a Delegacia de Polícia Civil de Beberibe. Isso à uma semana antes do dia internacional da mulher.

Já o ICMbio, aplicou uma multa de 3 mil reais à nativa, quando a lei admite apenas advertência.

A ACV Mulher já tomou as providências devidas:

1- Encaminhou denúncias à Ministra do Meio Ambiente, ao Presidente e à Coordenadora Regional do ICMBio.

2- Denunciou o caso na imprensa, e

3- Irá acionar a Justiça cobrando a punição dos culpados pelo abuso de autoridade.